As crianças que lutam contra o transtorno do desenvolvimento da linguagem desenvolvem o vocabulário e a gramática em um ritmo muito mais lento do que seus colegas.
As crianças com TDL, também, podem ter problemas em aspectos da linguagem em vários graus, incluindo:
- Fonologia ou sons da fala – As crianças que lutam com a fonologia terão dificuldade em distinguir e reconhecer os sons da fala.
- Sintaxe (gramática) e morfologia – Uma criança pode ter dificuldade em criar sentenças gramaticalmente corretas, adicionar prefixos e sufixos aos verbos e usar tempos verbais adequados.
- Semântica ou vocabulário – Crianças com TDL tendem a ter vocabulário reduzido e têm dificuldade para entender que algumas palavras têm significados diferentes.
- Encontrar palavras – Mesmo quando a criança está familiarizada com uma palavra, ela terá dificuldade para acessá-la ou usá-la (fenômeno da ponta da língua).
- Pragmática – refere-se à comunicação social, inferência e linguagem figurativa. Uma criança, que tem dificuldades com a pragmática, pode ter problemas para usar a linguagem apropriada (incluindo a comunicação não-verbal) em diferentes situações sociais e interações diárias.
- Discurso (narrativa e conversa) – Com TDL, a criança geralmente tem problemas para contar histórias ou descrever uma sequência de eventos.
- Memória verbal e aprendizagem – lembrar palavras, especialmente aquelas não familiares, é difícil para uma criança com TDL. A criança também, poderá ter dificuldade em lembrar e compreender frases longas ou complexas. Esses alunos têm memória de trabalho reduzida, o que torna o aprendizado de um idioma mais difícil para eles.
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