Na Avaliação Neuropsicológica de adultos e idosos acessamos por meio de instrumentos e técnicas específicas, cada uma das capacidades do cérebro, como por exemplo, as funções atencionais, executivas, a aprendizagem de novas informações, a memória em seus diferentes aspectos e o funcionamento intelectual. Ela possibilita entender as habilidades e dificuldades cognitivas do paciente, ajuda a planejar a reabilitação e direcionar o tratamento, assim como colabora para o diagnóstico médico.
É um processo composto por três etapas: a anamnese (levantamento dos dados da história), avaliação (aplicação dos instrumentos e técnicas) e devolutiva (apresentação dos resultados, orientações e entrega do relatório).
A Reabilitação Neuropsicológica, possui três objetivos principais: estimulação cognitiva (exercícios para o desenvolvimento das capacidades atencionais, de planejamento e da memória, por exemplo), desenvolvimento de estratégias compensatórias para um melhor funcionamento nas atividades do dia-a-dia e a orientação familiar.
Algumas indicações para a avaliação e reabilitação neuropsicológica de idosos:
A avaliação neuropsicológica na fase pré-escolar, de 3 a 5 anos, é fundamental para entender o perfil cognitivo e comportamental da criança. Para esta faixa etária, já é possível avaliar inteligência, memória de curto-prazo, funções executivas (FE) e atenção, teoria da mente e habilidades visuoconstrutivas e visioespaciais, além da linguagem e motricidade.
Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rapidamente pode ser iniciada a reabilitação cognitiva, aumentando assim as chances de recuperação funcional. A partir do exame neuropsicológico é possível promover orientações para os profissionais de educação sobre estratégias de ensino que podem favorecer a aprendizagem da criança avaliada. A Clínica Proessencial pode ajudar pais, professores e educadores nesta avaliação da primeira infância e garantir mais saúde mental no desenvolvimento da criança, dentro e fora da escola.
A avaliação neuropsicológica da criança, é fundamental para entender o perfil cognitivo e comportamental da criança. Avaliamos a inteligência, memória de curto-prazo, funções executivas (FE) e atenção, teoria da mente e habilidades visuoconstrutivas e visioespaciais, aspectos socioemocionais além da linguagem e motricidade.
Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rapidamente pode ser iniciada a reabilitação cognitiva, aumentando assim as chances de recuperação funcional e possível diagnóstico. A partir do exame neuropsicológico é possível promover orientações aos pais e aos profissionais de educação sobre estratégias de ensino que podem favorecer a aprendizagem da criança avaliada. A Clínica Proessencial pode ajudar pais, professores e educadores nesta avaliação da primeira infância e garantir mais saúde mental no desenvolvimento da criança, dentro e fora da escola.
A avaliação neuropsicológica do adolescente, é fundamental para entender o perfil cognitivo e socioemocional do comportamental na adolescência. Avaliamos a inteligência, memória, funções executivas (FE) e atenção, pensamento, psicomotor, habilidades visuoconstrutivas e visuoespaciais, aspectos socioemocionais, além da linguagem e motricidade.
Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rapidamente pode ser iniciada a reabilitação cognitiva, aumentando assim as chances de recuperação funcional e possível diagnóstico. O adolescente que chega para avaliação, já está lidando com muitas dificuldades que não consegue identificar, devido o atraso no diagnostico, pode sofrer bullying (por sua distração, dificuldade de socialização). A partir do exame neuropsicológico é possível promover um programa de reabilitação com o adolescente, orientações aos pais e aos profissionais de educação sobre estratégias de ensino que podem favorecer a aprendizagem da adolescente avaliado.
Profissional com formação em psicologia e em psicanálise.
Especialista em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia.
Trabalhou na UERJ junto ao núcleo de Pesquisas Científicas sobre o Desenvolvimento Infantil e Neuropsicologia.
Foi Coordenadora de Grupos de apoio ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Bipolar e Autismo.
Possui curso de Neuropsicologia Hospitalar e curso de Funções Executivas e Jogos Digitais pela Universidade de Santa Catarina.
Av. Dom Helder Câmara, 5555 – Sala 512
Cachambi – Rio de Janeiro, RJ
Em breve, atendimento na Barra da Tijuca
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |