Av. Dom Helder Câmara, 5555 - Sala 512

Cachambi - Rio de Janeiro, RJ

(21) 97498-5421

Seg a Sex - 9h às 21h

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Neuropsicologia

Neuropsicologia do adulto e idoso

Na Avaliação Neuropsicológica de adultos e idosos acessamos por meio de instrumentos e técnicas específicas, cada uma das capacidades do cérebro, como por exemplo, as funções atencionais, executivas, a aprendizagem de novas informações, a memória em seus diferentes aspectos e o funcionamento intelectual. Ela possibilita entender as habilidades e dificuldades cognitivas do paciente, ajuda a planejar a reabilitação e direcionar o tratamento, assim como colabora para o diagnóstico médico.

É um processo composto por três etapas: a anamnese (levantamento dos dados da história), avaliação (aplicação dos instrumentos e técnicas) e devolutiva (apresentação dos resultados, orientações e entrega do relatório).

A Reabilitação Neuropsicológica, possui três objetivos principais: estimulação cognitiva (exercícios para o desenvolvimento das capacidades atencionais, de planejamento e da memória, por exemplo), desenvolvimento de estratégias compensatórias para um melhor funcionamento nas atividades do dia-a-dia e a orientação familiar.

Algumas indicações para a avaliação e reabilitação neuropsicológica de idosos:

  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Distúrbios de Aprendizagem
  • Epilepsia
  • Traumatismo Craniencefálico
  • Tumores Cerebrais
  • Acidente Vascular Encefálico
  • Hidrocefalia de Pressão Normal
  • Envelhecimento Normal e Demências
  • Transtornos Psiquiátricos

Neuropsicologia da Criança pré-escolar

A avaliação neuropsicológica na fase pré-escolar, de 3 a 5 anos, é fundamental para entender o perfil cognitivo e comportamental da criança. Para esta faixa etária, já é possível avaliar inteligência, memória de curto-prazo, funções executivas (FE) e atenção, teoria da mente e habilidades visuoconstrutivas e visioespaciais, além da linguagem e motricidade.

Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rapidamente pode ser iniciada a reabilitação cognitiva, aumentando assim as chances de recuperação funcional. A partir do exame neuropsicológico é possível promover orientações para os profissionais de educação sobre estratégias de ensino que podem favorecer a aprendizagem da criança avaliada. A Clínica Proessencial pode ajudar pais, professores e educadores nesta avaliação da primeira infância e garantir mais saúde mental no desenvolvimento da criança, dentro e fora da escola.

Neuropsicologia da Criança

A avaliação neuropsicológica da criança, é fundamental para entender o perfil cognitivo e comportamental da criança. Avaliamos a inteligência, memória de curto-prazo, funções executivas (FE) e atenção, teoria da mente e habilidades visuoconstrutivas e visioespaciais, aspectos socioemocionais além da linguagem e motricidade.

Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rapidamente pode ser iniciada a reabilitação cognitiva, aumentando assim as chances de recuperação funcional e possível diagnóstico. A partir do exame neuropsicológico é possível promover orientações aos  pais e aos profissionais de educação sobre estratégias de ensino que podem favorecer a aprendizagem da criança avaliada. A Clínica Proessencial pode ajudar pais, professores e educadores nesta avaliação da primeira infância e garantir mais saúde mental no desenvolvimento da criança, dentro e fora da escola.

Neuropsicologia do adolescente

A avaliação neuropsicológica do adolescente, é fundamental para entender o perfil cognitivo e socioemocional do comportamental na adolescência. Avaliamos a inteligência, memória, funções executivas (FE) e atenção, pensamento, psicomotor, habilidades visuoconstrutivas e visuoespaciais, aspectos socioemocionais, além da linguagem e motricidade.

Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rapidamente pode ser iniciada a reabilitação cognitiva, aumentando assim as chances de recuperação funcional e possível diagnóstico. O adolescente que chega para avaliação, já está lidando com muitas dificuldades que não  consegue identificar, devido o atraso no diagnostico, pode sofrer bullying (por sua distração, dificuldade de socialização). A partir do exame neuropsicológico é possível promover um programa de reabilitação com o adolescente,  orientações aos  pais e aos profissionais de educação sobre estratégias de ensino que podem favorecer a aprendizagem da adolescente avaliado.

Drª. Cristina Barroso

CRP 05/32974

Profissional com formação em psicologia e em psicanálise.
Especialista em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia.
Trabalhou na UERJ junto ao núcleo de Pesquisas Científicas sobre o Desenvolvimento Infantil e Neuropsicologia.
Foi Coordenadora de Grupos de apoio ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Bipolar e Autismo.
Possui curso de Neuropsicologia Hospitalar e curso de Funções Executivas e Jogos Digitais pela Universidade de Santa Catarina.

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